Arnaldo de Torroja foi o nono grão-mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários. Sucedeu Odon de Saint-Amand, que fora aprisionado por muçulmanos e morreu no cativeiro. Antes de ser eleito grão-mestre, em 1180, já havia ocupado cargos proeminentes da Ordem e liderou os templários na Espanha e Portugal durante a Reconquista.
Em 1184 Arnaldo regressou para a Europa, acompanhado do grão-mestre do Hospital e do Patriarca de Jerusalém, com o propósito de convencer reis europeus a enviarem reforços para defender a Terra Santa. Arnaldo de Torroja adoeceu durante passagem pela Península Itálica e faleceu em Verona, no ano de 1184. Seu sucessor foi Gerard de Ridefort.
Recentemente, durante obras de restauração na Igreja San Fermo de Maggiori, em Verona, foi descoberto um túmulo com uma cruz templária gravada. Após testes realizados por pesquisadores das universidades de Bolonha e Harvard, conclui-se que os restos mortais contidos ali são de Arnaldo de Torroja. É o único grão-mestre templário a ser encontrado até hoje.
Referências:
Os Templários – Pier Paul Read
https://seuhistory.com/noticias/corpo-de-grao-mestre-da-ordem-dos-templarios-e-encontrado-por-acaso
http://www.voxtempli.org/?p=8319#!prettyPhoto
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2018/04/ossada-de-suposto-grao-mestre-templario-e-analisada-por-arqueologos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário